O Ministério da Saúde britânico lançou uma nova (e controversa) campanha de alerta para os problemas de saúde desenvolvidos na infância. A campanha que luta contra os hábitos pouco saudáveis, como a ingestão elevada de doces, é promovida pelas associações British Heart Foundation, Cancer Research e Diabetes UK, que se unem em um enorme movimento chamado de Change4Life.
Em uma das campanhas é possível conferir um garoto jogando um PlayStation com os dizeres "Arrisque uma morte prematura, basta não fazer nada".
Claramente orientada para prevenir hábitos sedentários e dietas alimentares inadequadas nas crianças, mas o uso dramático para captar a atenção, desencadeou uma onda de criticas de várias organizações, entre elas a ELSPA — órgão regulador dos videojogos no Reino Unido — que já solicitou uma reunião urgente com o governo.
Além disso, um relatório — encomendado pelo governo britânico e publicado há quase um ano atrás — concluiu que não era possível fazer uma associação entre o uso dos videogames à obesidade infantil.
Em resposta a campanha a SEGA exprimiu o seu descontentamento dizendo que mais uma vez, de todas as atividades passivas (rádio, televisão, livros, música e cinema) os videogames — provavelmente o menos passivo de todos — é escolhido como bode expiatório.
A Codemasters e a Konami também se prontificaram a responder. O presidente da Codemasters, Rod Cousens, se mostrou muito irritado falando que: "Como sempre o governo reage tarde demais. Como é costume eles respondem de forma atrasada e aquilo a que eles chamam de inteligência e fatos normalmente tem falhas."
Cousens seguiu dizendo que o governo não está a par do que se passa na indústria dos jogos eletrônicos e nem sequer sabe que a maioria dos eventos esportivos são patrocinados por videogames.
Enquanto isso a Konami se mostrou mais moderada dizendo apenas que associar jogos de vídeo ao sedentarismo é uma generalização abusiva, e ainda utiliza a sua série, Dance Dance Revolution , como exemplo de que é capaz de queimar calorias jogando.
Finalmente a Sony diz estar pensando seriamente em apresentar uma queixa formal pela utilização não autorizada da imagem do DualShock do PlayStation 3 na campanha. É de se esperar que outras companhias se juntem a guerra e encarem de frente o governo britânico.
Eu acho que...
Os videojogos não tem muito culpa. Tente fechar todos os McDonalds e Burger Kings e depois veremos os resultados. Será que a culpa das doenças futuras serão por causa dos videojogos. Já falaram também do aumento da violência por causa dos videojogos... Será que um dia dizem que jogar videojogos prejudica a vida Sexual? Ou que ajuda a ficar-mos com problemas mentáis? No ultimo paragrafo estou com grande esperança que a SONY os tra-me e os meta a jogar videojogos. (lool) Só faltava também a Microsoft e Nintendo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário